Vivendo no Egito
Até o próximo post.
"É no Egito que Deus vê sua aflição."
No post passado escrevi sobre a vida de José. Caso não tenha lido, leia antes de ler este post, pois esta mensagem é em continuação da mensagem passada. (Clique aqui)
José teve uma vida muito difícil, principalmente no começo, antes de chegar ao propósito de sua vida ao qual Deus preparou. Em meio aos problemas José não desistiu e não parou de trabalhar. Quanto mais ele era injustiçado, mas ele se aproximava de sua missão, quanto mais ele trabalhava mais perto ele estava da sua libertação.
José morreu já velho e sua história termina, mas o povo hebreu continua no Egito. Era uma promessa de Deus que o povo passaria por 400 anos de aflição naquela terra e depois Ele os tiraria de lá, então uma nova história começa e novas aflições surgem. Um novo faraó é levantado no Egito, ele vê que "os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles" Genesis 1:7. Então, Faraó com medo que o povo se levantasse e guerreasse com os Egípcios, deu a ordem para os afligirem, fazendo deles escravos daquela terra em dura servidão, com barros e tijolos e todos outros serviços. Assim se cumpriu a Palavra de Deus em Genesis 15:12-15.
Quanto mais os Egípcios os afligiam mais o povo de Israel crescia e multiplicava...
Quanto mais os seus problemas te afligem maior será a sua força...
Quanto maior é a sua aflição, mais perto está o livramento de Deus.
Toda aflição passa por um período de tempo estipulado por Deus, sua aflição é como um túnel, ele tem um começo e um fim, por mais que este túnel pareça apertado, escuro e longo, acredite ele tem um fim. É no fim do túnel que existe uma luz para brilhar e te conduzir por uma nova estrada.
O túnel dos hebreus foram 400 anos de escravidão na terra do Egito. Passado o período estipulado por Deus, com suas aflições, os hebreus decidiram "clamar" e o seu clamor subiu a Deus.
E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram, e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó. E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição. (Êxodos 2:23-25)
Diante do seu clamor, Deus atenta para sua condição. Não pare de clamar, pois Ele se lembrará de você.
Quando você está passando por dificuldades, e o túnel de sua aflição parece não ter fim, então chegou a hora de clamar. O seu clamor chega aos ouvidos de Deus, e Ele está sempre pronto a te ouvir, Deus quer te sarar e te tirar da situação que você está passando. Se você ainda não saiu dela e está vivendo dentro do túnel da vida é porque você não tem clamado o suficiente ao ponto de Deus te ouvir. A palavra de Deus tem que se cumprir, está escrito:
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14
O povo clamou por socorro e Deus os ouviu, e se lembrou da aliança que tinha feito com eles, então mandou o socorro. Assim também ocorreu com o cego Bartimeu que clamou bem alto "Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim" (Marcos 10:47) e o povo o repreendia, e quanto mais o repreendia mais alto ele gritava. Então Jesus ouvindo o seu clamor, parou, o chamou e perguntou "Que queres que te faça?" (V.51), e ele apresentou a Jesus o seu problema "quero ver", e então naquele momento ele voltou a ver, Jesus ouviu seu clamor e prestou o socorro e sarou sua deficiência.
Então clame, chame a atenção do seu Deus!
Quando tudo pareça difícil e você acha que o túnel de sua aflição não tem fim, então é o momento de clamar e gritar, grite! Até que Deus ouça a sua voz e tenha compaixão de ti, e atenda a sua aflição. Para uma muralha cair, foi necessário que o povo gritasse (Josué 6). Você pode estar diante de uma muralha, que paralisa sua vida, não deixa você receber a solução de seus problemas e te impede de avançar, para que estas muralhas caem é necessário que você grite diante delas, para que elas se desmoronem e abra caminho para você avançar. Deus está a seu favor para que as muralhas da sua vida desmoronem, mas Ele precisa ouvir o seu clamor.
"Para as muralhas cairem é necessário que você grite."
E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que emana leite e mel [...] E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Êxodos 3:7-10
Não desista na escuridão dos túneis de sua vida, você pode decidir em ficar dentro do túnel ou continuar caminhando até que venha a luz do Senhor brilhar na sua vida.
"Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do SENHOR, e firme-se sobre o seu Deus." Isaias 50:10
No próximo post continuarei tratando do assunto.
Se gostou, comente e compartilhe!