quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O PODER DA SEMENTE

     Em meu post "O Poder da oferta" fala a respeito da importância do dízimo e da oferta, de como uma pequena ação pode se transformar em uma enorme benção ou a ausência desta ação tornar-se uma enorme maldição. A omissão do dízimo ou a oferta é considerada por Deus como roubo (Malaquias 3:8).

     Ao realizar tanto uma oferta ou dízimo, você contribui para o fortalecimento da obra de Deus, abençoando a igreja, e ela fazendo obras ou missões. (Malaquias 3:10). A igreja bem estruturada pode fazer muitas obras evangelísticas como, por exemplo, (Rádios, TV, panfletagem e etc), muitas pessoas são tão atribuladas no dia-a-dia que não sobra tempo para uma obra/caridade, mas você pode contribuir para que estas obras sejam realizadas através da igreja e dos líderes.

     Ao omitir o seu dízimo ou a sua oferta, você pode estar travando muitos milagres, você pode estar deixando de contribuir para muitas almas serem salvas. Vamos fazer um cálculo rápido de como você poderia estar ajudando a melhorar o evangelismo de sua igreja.

     Todo dia você almoça e toma um refrigerante, valor aproximado R$2,50, este valor multiplicado pelos dias do mês trabalhado (22 dias) da um total de 55,00, fora os gastos do final de semana, por mês isso é muito pouco. Mas imagine quantos panfletos evangelistas a igreja pode fazer para distribuir para pessoas nas ruas e dentre muitas coisas mais.

     Para explicar como poucas coisas fazem grandes diferenças, vou citar uma passagem de um dos milagres de Jesus.


 Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo que comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes: Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm que comer. E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe. E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto? E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete. E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão. Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante. E comeram, e saciaram-se; e dos pedaços que sobejaram levantaram sete cestos. E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os. (Marcos 8:1-9)


    
    Responda. Quantos pães os discípulos tinham?

    Se você respondeu 7, voce errou.

    Vamos ler uma outra passagem.

E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado. E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão.

Os discípulos tinha 8 pães, porém um deles estava no barco. Imagine o que esse pão poderia fazer caso estivesse na mão de Jesus. Fazendo os calculos 4.000 pessoas divido por 7 pães, cada pão alimentaria 571 pessoas a mais, além de terem levados 7 cestos.
Como Jesus é poderoso, para ele tanto faz um pão a mais ou a menos, poderia ter até meio pão, Ele faria toda multidão se alimentar, mas o que quero dizer é que nós guardamos os pães da benção, retemos o objeto da benção e dos milagres.

Quando retemos algo deixamos de abençoar. Deus nos concede sementes para que plantemos, regamos, Deus dá o crescimento para nossa árvore, e depois colhemos os frutos, mas junto com os frutos também tem outras sementes. Estas sementes servem, para plantarmos outras árvores e colhermos mais frutos e outras sementes.

Vejamos como a retenção das sementes podem fazer grandes estragos e o plantio destas sementes colher grandes bençãos. (Marcos 8:14,13)




     Faça a sua semente produzir.


Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens (sementes). E a um deu cinco talentos (sementes), e a outro dois (duas sementes), e a outro um (uma semente), a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos (sementes) negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos (sementes). Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro (semente) do seu senhor. E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então aproximou-se o que recebera cinco talentos (sementes), e trouxe-lhe outros cinco talentos (sementes), dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos (sementes); eis aqui outros cinco talentos (sementes) que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos (sementes), disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos (sementes). Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento (sementes), disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento (semente); aqui tens o que é teu. espondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro (semente) aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento (semente), e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mateus 25:14-30) 




      Deus te dá talentos e sementes para que você plante dê bons frutos. Não esconda o pão\semente (dízimo ou oferta), esse pão que está em suas mãos pode lhe trazer grandes frutos e mais sementes.


          Vejam as passagens em Eclesiastes 11


1 - Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

5 - Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

6 - Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

Te desafio a semear, faça algo diferente, tenha fé em sua semente, Deus te deu ela para que você apenas plantasse. Faça uma oferta para Deus em gratidão, abeçoe a obra, e grandes coisas Deus fará por você.

Deus só pode regar se tiver uma semente plantada no solo.

Mateus 25:23 - Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei.

    Deus te abençoe.


Se gostou, comente e compartilhe!

domingo, 1 de agosto de 2010

RETROCEDER? NUNCA! JAMAIS!


"Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos".Hebreus 10:39


     Amados, exorto hoje a respeito daqueles que experimentaram de uma vida de pecados, depois tiveram a oportunidade de conhecer a Jesus com Senhor e Salvador e que porventura desviaram da presença de Deus, voltando para uma vida pecaminosa. Infelizmente hoje vemos nas ruas, diversas pessoas que carregam em suas vidas este amargo gosto, de uma luta constante no passado contra o pecado e no presente a derrota, voltando-se para ele. Pessoas que viveram e experimentaram as bênçãos de Deus e agora comem da comida do diabo, pessoas que tiveram uma vida dentro da palavra de Deus, mas que por motivos pessoais saíram da igreja e voltaram para o que a bíblia diz de mundo (vivência no pecado, vida sem Deus), mais conhecidos como "desviados".

          Exorto nestas palavras, para que você possa aprender como é amargo largar o caminho de Deus, comer do bom e do melhor e depois comer a comida de porcos. Incentivo a ler até o final este texto e oro para que Jesus abra os olhos de seu entendimento para que seja revelada a você a verdade e que todo espírito de rejeição seja quebrado e amarrado, boa leitura.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32



      Jesus a beira do mar, sentado em um barco, pregava para a multidão que ali o ouvia, ensinando através de parábolas, e falou sobre a parábola do semeador. Jesus viu a grande multidão e sabia quem nem todos os que ali estavam, ouvindo e vendo, permaneceriam em sua presença. Jesus narra nessa passagem, sobre quatro tipos de pessoas ou personalidades. Ele separou as pessoas de acordo com o que elas fazem ao ouvir a palavra de Deus, acompanhemos.


          A parábola do Semeador.

"O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um". Jesus explica a parábola. 14 - O semeador semeia a palavra. Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada. Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam. Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra, mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um". Marcos 4:3-20 


       Os quatro tipos de pessoas estão baseados nesta passagem, os primeiros são os que estão perto do caminho, os segundos são os que entraram no caminho, porém sem crescimento, os terceiros são os que têm potencial para crescer, porém deixam levar pelas preocupações e por último são os que frutificam e dão fruto.

       Começo a falar dos que estão perto do caminho, são aqueles a quem pronunciamos a palavra da verdade, mas, a mente está cheia de pensamentos contrários e religiosos, até gosta ou concorda com a palavra, porém, não aceita a verdade e preferem ficar no mesmo estado, na mesma religiosidade e na vida de pecados. Não querem abrir mão da vida pecaminosa. Se o coração não estiver aberto para que a palavra entre, o diabo vem e rouba e coloca os pensamentos dele na vida das pessoas, como por exemplo, “não acredite nele, crente é tudo fanático, o pastor é ladrão, lembra daquele pastor na TV, vai parar de beber, de sair para as festas e etc.”, por isso os pensamentos se tornam religiosos, deixando de ouvir a palavra da salvação e torna-se duro o coração. Espelham o evangelho de Jesus no homem. Nossa esperança está no Senhor e não no homem!

 "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" Jeremias 17:5



Os que caem no terreno pedregoso, são as pessoas que inicialmente receberam a palavra, simpatizaram com a igreja, com as pessoas da igreja, ou com a música da igreja, mas, não permitiu que a palavra entrasse e se aprofundasse, como uma raiz de uma árvore. Um terreno pedregoso, até tem um pouco de terra, por cima, mas por baixo só existe pedra, quando a raiz vai crescendo, logo bate em uma pedra e para de crescer, aprofundar e dar sustento a árvore.

             Quanto maior a árvore maior a sua raiz, quanto mais profunda é a raiz maior é a árvore. Estas pessoas não criam raiz profunda, são conhecidos com esquentadores de banco de igreja, crente de domingo, falta o temor do Senhor, vivem em uma vida dividida entre a igreja e o mundo. Logo no primeiro desafio, perseguição ou insulto por ser crente (aquele de crê), se abalam e caem para o mundo. A vida dessas pessoas é somente superficial não entram nas profundezas da palavra, não crescem, não amadurecem em Deus. Temos que crescer no Senhor a cada dia mais, devemos deixar de ser com crianças na fé e amadurecer em Deus.

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". 1 Coríntios 13:11 



"Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado". Hebreus 5:12,13


      As pessoas que são cobertas por espinhos, são as pessoas que desenvolvem uma vida cristã, tem potencial, porém não colocam Deus em primeiro lugar, são sufocadas com as preocupações da vida, como, arrumar um emprego, trabalhar, estudar, passar em concurso, arrumar uma namorada etc., largando a vida na igreja, a leitura da palavra para buscar estas preocupações. Logo são esfriadas pelos desejos, envolvem-se com o mundo e abandonam a fé. Não digo aqui que você deva largar tudo, mas digo fazer estas, sem omitir as coisas de Deus, colocar as coisas de Deus em primeiro.

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas". Mateus 6:33 



       O pessoal do espinho, são aqueles que buscam a prosperidade e logo que a recebem, desfruta de uma vida em abundância, com viagens, compras, compromissos, festas e etc. abandonam a fé, não tendo mais tempo para Deus. Deus em segundo lugar. Inversão de prioridade. Priorize a Deus e Ele priorizará você.

       Posso testemunhar sobre isso, porque já vi todos esses tipos de pessoas, a qual, teve uma relação com Jesus, mas porventura se desviaram da fé, para buscarem uma vida pecaminosa. Já convivi com uma pessoa que teve uma vida cristã, mas pelas preocupações com a vida, em arrumar um emprego pra comprar um carro, arrumar uma namorada e etc., se envolveu tão profundamente nestes desejos que nunca mais a vi na igreja, priorizou-as e sua fé esfriou. Porém acompanho pelas atualizações no Orkut, a vida sem Deus e pecaminosa dessa pessoa. Deus salve aquela alma.

       Conheço outra pessoa que se envolveu com a obra de Deus, porém ela não colocava a figura de Jesus como seu exemplo de vida, mas confiava na liderança da igreja, ou seja no homem, e tudo que este homem pregava, não lhe agradava, logo ficava irado, discordando de tudo. Isso acontece porque ele tocou em uma ferida a qual não quer curar, eu um ponto da vida de desejos que não quer abrir mão. Seu coração se endureceu e largou a fé, saiu da igreja e hoje está numa vida de frieza espiritual. Jeremias 17:5.

         Levo você a pensar agora, qual o tipo de pessoa é você? Quem você se assemelha? Em que solo caiu a semente da palavra de Deus que foi semeada na sua vida?

         Falta ainda a semente que caiu em bom solo, e que rendeu frutos, mas, deixo para o final, apesar de tudo ainda há esperança para eles.

      A palavra de Deus, trata com muita severidade os que desviam do caminho do Senhor. Jesus faz de tudo para que você tenha uma vida reta, mas a escolha em qual caminho andar é seu. É você que tem que tomar uma atitude e postura a se comportar para uma vida de crescimento em Cristo, "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo" Mateus 24:13, "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus" Romanos 14:12 .



"Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama" 2 Pedro 2:20-22 .


        Nossa, que palavra forte! Não sou eu que falei, mas a palavra de Deus que está na bíblia. Pedro em sua segunda carta descreve com perfeição aqueles que desviam de Deus e o que acontece após. Pedro começa dizendo “tendo escapado das contaminações do mundo”, se alguma vez você pertenceu ao mundo e foi resgatado do império das trevas pelo conhecimento de Jesus, você escapou, saiu dessa, não está mais contaminado, o sangue de Jesus te limpou. Mas Pedro diz que “encontram-se novamente nelas enredados”, o significado de enredados no dicionário é: Complicar-se, deixar-se envolver em, comprometer-se, enredar-se em negócios ilícitos, ou seja sair da vida com Deus e voltar a complicar-se com negócios ilícitos (pecado), com o diabo.

       Conforme visto nos quatro tipos de pessoas, descritas na parábola do semeador, Pedro na passagem de seu segundo livro, confirma a respeito dos que caem em solo espinhoso, fala daqueles que deixam envolver por coisas vans (enredados).

       Ainda no mesmo versículo em “e por elas dominados”, a palavra de DEUS nos diz que não devemos nos deixar dominar

 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" 1 Coríntios 6:12.

 "Prometem liberdade a essas pessoas, mas eles mesmos são escravos de hábitos imorais. Pois cada pessoa é escrava daquilo que a domina” 2 Pedro 2:19.

      Critsto nos resgatou para sermos livres do pecado que domina a humanidade, aqueles que recebem a Cristo como Senhor, não estão mais presos ao diabo, mas sim, livres para servir aquele que é poderoso.
"Mas agora vocês foram libertados do pecado e são escravos de Deus. Com isso vocês ganham uma vida completamente dedicada a ele, e o resultado é que vocês terão a vida eterna" Romanos 6:22 .

     “Estão em pior estado do que no princípio” 


     O desviado, depois de ter conhecido a Jesus e retorna ao domínio de satanás, é muito mais castigado do que o primeiro estado. Satanás sabendo que o indivíduo, já conheceu as palavras da verdade e que ainda existe uma oportunidade do retorno dele a Jesus, através do arrependimento, o diabo investe o máximo possível para que ele não seja liberto novamente. Por isso que muitas pessoas que antes serviram a Deus e hoje passam por necessidades, quando largamos mão das trevas devemos nos preencher com o Espírito Santo, para que satanás não encha a mente com suas mentiras e te leve a caminhos tortuosos.

"Jesus continuou: —Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” Aí volta e encontra a casa vazia, limpa e arrumada. Depois sai, vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. E isso também acontecerá com esta gente má de hoje" Mateus 12:43-45.



Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido


         Jesus afirma que a pessoa ao sair do domínio do diabo e não ter, preenchido o espaço interior, com o Espírito Santo, ou seja, vivendo em santidade, mas porém, envolvendo-se em pecados, dando brecha e legalidade para que satanás volte, assim os espíritos retornam, com mais espíritos e as pessoas ficarám em pior estado do que o primeiro. Pedro afirma isso falando que era melhor nem ter conhecido a palavra da verdade do que ter conhecido e se desviado, por que o juizo será maior e compara o ato como um cão ou uma porca "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama". Retornou para uma vida de pecado, sujou as vestes que Jesus tinha limpado com Seu sangue.


Caso a sua vida esteja enquadrada nestas personalidades, afastada da presença do Senhor, alerto para que arrependa-se, entregue a sua vida ao Senhor novamente, viva em santidade e não dê lugar ao diabo, não empreste o seu corpo a ele, para que a vontade dele seja feita em sua vida, não deixe dominiar, domini-se a si próprio. Preencha a sua vida em Jesus, confie nele, entregue a sua vida, para aquele que pode salva-la das mãos de satanás. Faça a vontade de Deus para que Deus faça a vontade dele em você, Jesus te ama e quer que você tenha uma vida em santidade.Jesus entregou a vida dele na cruz por você para que você possa entregar a sua vida a Ele e que não tenha que sofrer por seus pecados, ele levou os seus pecados.

 "Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á" Mateus 10:39.



 "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará" Salmos 37:5.



        Fortaleço a você para que não desfaleça na caminhada com o Senhor, não deixe dominar pelo pecado, vença, lute e siga adiante, Jesus disse no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". João 16:33. Você pode vencer também, existem aqueles em que a semente é “lançada em boa terra”, e que produzem frutos “trinta, sessenta e até cem por um”, estes são os que ouvem e guardam o mandamento de Senhor Jesus, essa semente são os que estão firmes, aqueles que não retrocedem, mas avançam nas obras e na fé.

"Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos". Hebreus 10:39 



       Persevere no Senhor, é muito bom estar nos braços do Senhor, você sabe disso! servir aquele que nos serviu, amar aquele que nos amou, doar a vida para aquele que se duou. Não tem nada melhor de que estar com o coração em paz com Deus.

 "Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá" Salmos 101:6.



       O Senhor é a sua força, os olhos dele estã passeando sobre a terra, a proucura de fiéis, de pessoas que tem o coração voltado para Ele e com a vida em santidade. Como está o seu coração hoje? será que ele te achará, quando os olhos dele passar procurando fiéis, servos temente a Deus? Arrependa-se de seus pecados e de seu afastamento da casa de Deus, ainda dá tempo. Ele te ama e nunca te abandonou, você abandonou Ele. Sua força está em servir a Ele, estar na presença dele todos os dias, sentir o Espírito Santo ao seu redor, ter prazer de ir para igreja adora-Lo.

"Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo" Salmo 27:4.



       Quero terminar esse longo texto, pedindo perdão a você leitor, caso esteja ai sentado lendo e com raiva, por estas coisas a qual eu a pedido do Senhor a escrevi. Escrevo o que o Senhor toca no meu coração para falar a você, se você leu este texto até o fim, é porque algo em sua vida precisa de conserto. Minha intenção por intermédio do Senhor, não foi a repreenção ou acusação, mas uma ajuda para a sua vida e te fortalecer a buscar a Jesus e retornar ao primeiro amor. Lembra de como foi a sua conversão? É isso que Deus quer de você, que você volte a ama-lo como antes.

       Guarde Jesus no seu coração e perto de você, e não na igreja de pedra, onde vai visitar apenas aos domingos. Não tranque Jesus lá! 


"Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens” Atos 7:48 . 


        Deus tem que estar dentro de você e não o pecado. 


Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”  1 Coríntios 6:19 .

      Se este texto tenha transformado novamente a sua vida, mande seu testemunho é muito importante.

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele" João 14:21 .



       Fique com DEUS.

       Leitura complementar Lucas 15:11-32.


Se gostou, comente e compartilhe!