terça-feira, 15 de março de 2011

Obediência, vontade de Deus para sua vida

     Deus nos chamou para vivermos uma vida em obediência. A obediência é a chave para que todas as portas do Céu sejam abertas em nossas vidas. Quando andamos em obediência a Sua palavra, estamos andando no centro da vontade de Deus.

   
   Obedecer não é somente uma lei de Deus, mas uma necessidade, sua vida depende disso. Obedecer a Deus é pessoal, não adianta pedir a Deus para viver uma vida em obediência, tem que partir de dentro de você, é você quem deve decidir: andar nas suas próprias vontades ou se sujeitar à autoridade de Deus.
     


      


 Neste post vamos estudar algumas pessoas da Bíblia que decidiram andar em obediência a Deus, e outras que decidiram tomar suas próprias decisões. Cada decisão que você toma em sua vida ou ela está debaixo da vontade de Deus ou debaixo da sua vontade, e nisso colhemos consequências, sejam boas ou ruins.

     Começamos desde o princípio com Adão e Eva, Deus criou todas as coisas (águas, terra, vegetação e animais) para que o homem dominasse, depois, Deus cria o homem, e coloca-o no jardim do Éden e lhe dá autoridade sobre toda a criação, para que ele domine. O homem poderia fazer tudo, mas Deus lhe deu uma única ordem, apenas um princípio:

"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Genesis 2:16,17.

     Deus colocou diante do homem um mandamento, uma ordem, para que ele cumprisse. Em suas próprias palavras, Deus não escondeu a consequência “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (V.17), o homem a partir deste ponto tinha o direito de escolha, obedecer a Deus ou fazer a sua vontade. Fazendo da sua vontade o homem estaria desobedecendo a Deus, assim, colhendo as consequências “a morte”.

     Eva encontrou com a serpente (satanás encarnado) e tiveram uma conversar. Muitos dizem que Eva foi enganada pela serpente, porém a serpente não disse nada que Eva não soubesse (leia Gênesis 3:2,3). Deus disse que colocou no Éden a árvore do conhecimento do bem e do mal, e a serpente disse: “abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo (ou conhecendo) o bem e o mal”.

     Eva sabia que ao comer do fruto estaria desobedecendo a Deus, colocando sua vontade no lugar da vontade de Deus. Em Genesis 3:6 Eva é consumida pela sua própria vontade, viu do fruto, cobiçou, então o desejo tomou conta dela e tornou-se em pecado. Assim Adão fez o mesmo. Ambos desobedeceram a uma ordem do Senhor, e por causa da desobediência do homem a maldição sobreveio, (Ler Genesis 3:16,17 e 22,23).

     O significado de pecado é errar o alvo, Adão e Eva erraram o alvo, desobedeceram a uma ordem direta de Deus por causa do desejo e da cobiça que entrou em seus corações. Muitas coisas neste mundo atraem os nossos olhos, mas nem todas estão na vontade de Deus. Após a queda do homem a presença de Deus não era mais a mesma, eles foram retirados do lugar santo que Deus tinha preparado para eles (Éden), por causa do pecado. Por intermédio de Jesus a maldição foi desfeita.



Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Romanos 5:19


     O rei Saul também desobedeceu a uma ordem de Deus, Ele disse para Saul que destruísse totalmente a cidade de Amaleque, não poupando a vida de ninguém seja homens, mulheres, crianças e animais (leia 1 Samuel 15:3). Porém o rei Saul feriu os amalequitas, mas poupou ao rei Agague, rei dos amalequitas e os animais (leia 1 Samuel 15:9). Deus se arrependeu de ter posto Saul como rei por causa da desobediência. Por mais que seja a intenção do rei Saul em poupar os animais, para oferecer em sacrifío, Deus tem mais prazer na obediência das pessoas. Veja a resposta de Deus referente à intenção de Saul:

Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22

     Diante disso, vemos que o obedecer é um ponto importante para uma vida santa (separada) com Deus. Não tem como uma pessoa andar com Deus e ter uma vida em desobediência. A desobediência é pecado, ou seja, você erra o alvo, você rema contrário ao fluxo de Deus. Obediência então pode ser considerada como acertar o alvo ou remar no mesmo fluxo de Deus.
     Abraão é um exemplo de uma vida de obediência. Abraão sabia qual era a direção de Deus para sua vida, ele remava na mesma direção. Deus pediu que ele deixasse a sua casa e parentes para ir a uma terra que Deus lhe mostraria. Deus deu a ele a direção, o fluxo e o alvo, porém ele tinha que decidir em ir a favor ou contra.

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Genesis 12:1
Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Genesis 12:4


     Vemos que ele teve discernimento da direção de Deus para sua vida, Abraão obedeceu e partiu. Deus tinha uma promessa para vida dele e para sua geração, mas para que esta promessa fosse cumprida Abraão teria que renunciar várias coisas importantes, sua própria vida, profissão, seus pais, irmãos, os costumes e seu conforto. Viver em obediência muitas vezes nos exige abrir mão de muitas coisas para viver uma vida integra com Ele. É comum colocarmos muitas barreiras que nos impede de obedecer, damos desculpas que temos que trabalhar, compromissos familiares, estudos, indisposição e outros que se colocam na frente da vontade de Deus. Com isso deixamos de ir para igreja, ler a palavra de Deus, ou de ter um momento de devocional diário.

     Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo Lucas 14:26.

     Abraão decidiu abrir mão de sua vida para andar com Deus e cumprir o seu propósito. Nossa geração dependeu da ação deste homem, e muitas gerações vão depender de suas ações, quais são as suas ações hoje?
    Abraão teve que sacrificar o que ele mais amava em prol de sua obediência, seu filho unigênito, Isaque. Deus prometeu a Abraão que daria um filho nascido de sua esposa Sara, que era estéril e não podia ter filhos. Isaque nasceu quando Abraão tinha 100 anos e Sara 95 anos, e Abraão o amava.

    E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Genesis 22:1

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Genesis 22:2

     O sacrifício de um filho é muito difícil para um pai ou uma mãe, por isso que o maior sacrifício foi de um Pai amoroso, que amava muito seu filho, porém o deu em sacrifício pela humanidade, JESUS.
     Deus irá provar você naquilo que você ama, seja o que for. Deus quer que você O ame, Ele quer todo seu amor, você não pode colocar o seu amor por algo acima do amor que você tem para Deus. Se você ama as coisas acima do que ama a Deus, isso se transformou num ídolo para você, idolatria, abominação ao Senhor.

     Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. João 12:43

     Abraão amava tanto seu filho ao ponto de Deus provar se ele ainda tinha uma vida em obediência. Abraão não foi insubmisso, provou a sua fé e levou seu filho até o altar conforme a ordem de Deus. Deus viu nele um coração puro e reto, ele ainda temia a Deus, seu amor ao Senhor ainda era maior que seu filho.
    
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Genêsis 22:12

E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Genesis 22:16

     A maior obediência foi provada por Jesus, quando veio ao mundo, mesmo sendo Deus, veio em forma de homem, com as mesmas paixões e vontades que um homem pode ter. Jesus teve fome, teve sede, teve sono, teve sentimentos de perda por morte, Jesus chorou quando Lazaro morreu. Jesus ofereceu a sua vida, dedicou totalmente em fazer a vontade de Deus.



     Jesus veio com uma missão, um propósito, trazer o Reio de Deus e pagar pelos pecados dos homens em sacrifício próprio. Mesmo sendo Deus, ele poderia ter escapado das mãos dos homens quando lhe pegaram no jardim do Getsêmani, poderia ter impedido de ser chicoteado pelos romanos, poderia ter impedido de ter sido cuspido pela multidão, Ele poderia impedir os romanos de ter o crucificado, mas Jesus não fez, foi como um cordeiro mudo para o matadouro, por que Ele sabia que tinha que obedecer, e que uma geração dependia de seu sacrifício. Jesus foi até o fim, e disse está consumado (João 19:30), está finalizado, terminei minha missão, fui obediente até o fim, agora vocês tem vida, seus pecados foram perdoados, suas doenças foram curadas.

Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. Atos 8:32
Mas este [Jesus], havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Hebreus 10:12

     Deus pede algo a você em sacrifício hoje, será que você tem entregado a Ele? Deus pede a sua vida, Ele quer que você se sacrifique por amor a Ele. Deus quer te dar uma vida em abundância, Deus quer te usar, te levar para uma terra abençoada, mas para que isso aconteça você tem que deixar as suas paixões, seus costumes e ir para um lugar que Ele te guiará. Assim como foi na vida de Abraão Deus quer fazer a mesma coisa com você, mas para que sua promessa seja cumprida, você tem que passar pela prova de amor e pela prova de fé, oferecendo a sua vida, por amor a Ele.

Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mateus 16:25

     Assim como Jesus, venceu o mundo, você também pode vencer. Você pode fazer o que Jesus fez, Ele provou como homem que é possivel viver nesta terra, em obediência a Deus. Basta que você saiba para onde está indo e qual o seu propósito nesta terra, sabendo isso nada pode te impedir.
    
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

     Esteja disposto a oferecer sua vida hoje, peça perdão a Deus de seus pecados, renuncie a sua vida e deixe Ele te guiar. Deus tem promessas para sua vida, creia!


Se gostou,comente e compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário