Um dia vi pregado em um mural a seguinte expressão “Fora da caridade não existe salvação”, essa mensagem mexeu comigo, ver aquela mensagem exposta para várias pessoas, pois quem é leigo e lê aquilo, acaba acreditando. Quem pregou aquela mensagem no mural, acredita que fazendo caridade ela receberá a salvação, mas como uma pessoa pode ser salva e ir para céu na visão deles se eles acreditam na reencarnação? Se a pessoa encarna em outra, o espírito não vai para céu. Outra frase que também li na internet foi: “fora da igreja não há salvação” será que é a religião que salva, e não Deus? Diante disso, venho explicar a luz da bíblia o porquê destas teorias da salvação não estarem corretas.
Segundo um artigo que li, em um site, ele justifica a salvação pela caridade utilizando a passagem do bom samaritano (
Lucas 10:25-37). Nessa passagem um homem (doutor da lei) interroga a Jesus sobre quem vai herdar a vida eterna (salvação), e Jesus responde:
“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo” (V.27), depois o homem pergunta “quem é o meu próximo?” então responde Jesus com a parábola. Diante dos fatos, vemos que não é somente pelo amor ao próximo (caridade) que consiste a salvação do homem, mas no amor, temor e submissão a Deus. A interrogação do homem foi sobre um ponto em que Jesus colocou a respeito da salvação, Ele não quis dizer que a salvação era somente pela caridade. Será que é possível uma pessoa (ateu), que não ama a Deus e não acredita em Deus, herdar a salvação, somente porque faz caridade ao próximo? Veremos mais adiante.
A outra expressão, “fora da igreja não há salvação”, também tem sua explicação. Hoje há muitas denominações, religiões e seitas, mas será que todas elas, cumprem a lei de Deus? Se uma igreja, crença ou religião adota outros deuses "
Não terás outros deuses diante de mim". (Êxodos 20:5), será que ela herdará a salvação? Não estaria desobedecendo a um mandamento do Senhor? Ou, uma denominação, que não crê em Jesus como filho de Deus herdará a salvação? Deus enviou a Jesus para que por meio dele o homem fosse salvo, se uma determinada denominação não crê no Filho como crerá no Pai? Não é a igreja que salva, pois ela não pode salvar ninguém, mas as pessoas se salvam mediante a fé e a crença naquilo que ela acredita como verdade. Jesus disse:
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)
Somente por meio de Jesus e de sua morte podemos herdar a vida eterna. Jesus é a porta que leva ao Pai, não será por uma crença que você ganhará a salvação. Há pessoas que apesar de estarem dentro da igreja não serão salvos, por quê? Por causa de seus pecados, veja o que está escrito em Gálatas e Coríntios:
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gálatas 5:21) Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6:10)
Por meio dos pecados do homem faz com que ele não herde a salvação. Dentro da igreja pode haver pessoas com pecados não confessados, vivendo neles enraizados, porém, preferem estar lá dentro por causa da simpatia com a doutrina da religião ou por causa de amizades ou por uma herança de família.
Podemos exemplificar, por meio de uma passagem na bíblia, que a salvação não provém de obras com a historia do ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus na cruz, ele nos seus últimos momentos de vida conseguiu herdar a salvação.
E também conduziram outros dois, que eram malfeitores, para com ele serem mortos.
E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.
Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lucas 23:32,39-43).
Ao analisarmos essas passagens, vemos que os dois homens foram crucificados junto com Jesus, porque eram ladrões e naquela época a morte de cruz era a pior condenação que uma pessoa poderia ter. Aqueles homens não tinham uma vida social muito boa, devido a seus delitos, eles não foram homens que fizeram boas obras, provavelmente eles foram condenados pelas autoridades e pelo povo, assim como aconteceu com Jesus.
O detalhe da passagem está na salvação de um dos ladrões, antes de sua morte, mesmo ele estando já pregado na cruz, ele recebeu a sua salvação. Sua salvação veio porque ele se arrependeu de suas obras más, identificando que ele merecia estar ali, por causa de sua vida de delitos, mas Jesus não merecia. Assim o ponto chave para a salvação dele foi ter reconhecido o senhorio de Jesus, ele clamou a Jesus, para que ao menos se lembrasse dele no paraíso, então naquele momento ele ganhou o inesperado, Jesus lhe deu a salvação e o direito de entrar no paraíso, porque ele creu.
Se uma pessoa que não fez nenhuma obra na vida, mas no momento de sua morte, reconhecer a Jesus como seu salvador e arrepender-se de seus pecados, ela pode ser salva, no mesmo instante, então concluímos que não é por obras, mas pelo crer, pela fé e a graça de Deus que somos salvos. Paulo diz:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não é pelas suas obras, Deus não seria injusto com os pobres, o que eles têm para oferecer, quais obras eles podem fazer? Na verdade, são eles quem precisam receber as obras, caso contrário, uma pessoa pobre teria sua condição de salvação diminuída, por causa das suas necessidades. E o arrependimento onde entraria nesta história? As pessoas não tem o direito de se arrepender e serem salvas antes da morte? Os ricos seriam todos salvos por terem dinheiro suficiente para pagar a sua salvação, fazendo obras? Digo que não é por ai. A salvação é de graça, é dom de Deus, você não tem que pagar por ela, ela é recebida por meio da sua fé, no crer que Jesus, filho de Deus, veio ao mundo e pagou o preço pelos seus pecados e lhe deu o direito da vida eterna. Não acredite em doutrinas de salvação se não for por meio da fé em Cristo Jesus e na sua obra na cruz.
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Romanos 10:9-13)
O homem só recebe a salvação quando ele se arrepende de seus pecados e aceita e aceita a Jesus como seu Salvador, reconhecendo a obra de Jesus na cruz, tornando-se uma nova criatura.
Esta é a verdadeira doutrina da salvação, crer em Jesus, é somente por meio de seu sangue que temos livre acesso a Deus. Deus não faz diferença entre pobre e o rico, quem faz obra ou quem não a faz, quem é religioso ou quem não é religioso e quem é de uma igreja X e outro de uma igreja Y. Para alcançar a salvação há apenas um caminho, crer em Jesus como seu único salvador, se arrepender de seus pecados, arrependimento genuíno, mudança de mente, transformação de caráter, e a confissão em público, ou seja, ser batizado, confirmando a sua aceitação de Jesus, neste instante você será lavado da velha maneira de ser e se revestirá de um novo homem. O batismo fala de imersão e nascimento, quando você é imerso nas águas você e sepultado e um novo homem nasce.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)
Amados, não se enganem com falsas doutrinas, especialmente esta que trata de salvação, a Bíblia diz
“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 João 4:1), tenham conhecimento das escrituras sagradas, não se deixe levar por qualquer doutrina de salvação, Paulo diz,
“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" (Efésios 4:14). Saiba discernir, não seja como um menino que é carregado por sua mãe para cima e para baixo, sem mesmo saber para onde está indo. Saiba para onde vai, saiba a direção que você está indo, não tente pegar atalhos mais fáceis. Deus te permite andar por caminhos difíceis, mas ele sempre está contigo,
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo" (Salmos 23:4).
As obras são resultados de uma pessoa que é salva, ou seja, se você é uma pessoa salva, e tem fé em Jesus e cumpre seus mandamentos, provavelmente você realizará as obras, isso é natural. É por meio da sua fé que as obras são praticadas, se tens fé tem que praticar as obras, se não sua fé se torna morta, Tiago diz que a fé sem obras é morta (Tiago 2:17), se você tem fé, você deve demonstrá-las por meio das obras, mas isso não tira a sua salvação, apenas não prova a sua fé. Abraão foi provado pela fé, por meio de suas obras “porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?” (Tiago 2:21). Pratique as obras para que sua fé seja aperfeiçoada.
Uma macieira produz maças, e os verdadeiros cristãos, aqueles já salvos, produzem seus frutos, as obras, você reconhece uma árvore por seus frutos. Se você estiver ligado na fonte de sua vida, que é a palavra de Deus, você terá sustento para produzir seus frutos, você terá condições e sustentos necessários para que sua fé seja amadurecida. Se você sempre foi uma macieira, porém infrutífero, Jesus disse “Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo” (Mateus 7:19), porém por meio da salvação você se torna frutífero, você se torna uma nova criatura “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17), e você será reconhecido por seus frutos “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:20).
Deus fez uma obra para você, Deus sacrificou seu filho para por meio Dele você tenha a vida eterna, creia nisso! Se você ainda não aceitou a Jesus como seu salvador, e por meio deste artigo você identificou que precisa receber a sua salvação, faça esta oração:
"Senhor Jesus, reconheço que sou pecador, arrependo de meus pecados, entra em meu coração e em minha vida. Lava-me de todo pecado com teu sangue. Faze-me um filho de Deus. Dá-me teu dom gratuito de vida eterna, e faze-me saber que estou salvo, agora e para sempre. Recebo-te como meu único Senhor e Salvador pessoal. Em nome de Jesus. Amém."
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16).
Se gostou comente e compartilhe!